Pular para o conteúdo principal

Casos de dengue aumentam 423% em PE; 26 cidades vivem epidemia, Betânia ta na lista

Pernambuco registrou aumento de 423,91% no número de casos de dengue, segundo balanço divulgado nesta segunda (13) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Do início do ano até 4 de abril, foram contabilizadas 18.431 notificações da doença em 165 municípios contra 3.518 anotadas no mesmo período de 2014. Ainda conforme o órgão, 2.987 casos foram confirmados no intervalo contra 1.247 do ano anterior.

De acordo com a SES, os municípios com o maior número de casos absolutos são: Recife (4.978), Jaboatão dos Guararapes(880), Camaragibe (829) e Goiana(650), totalizando 7.337 (39,81% do total de notificações no estado).

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que a análise do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que indica o risco de transmissão da dengue em uma população, aponta risco de surto em 83 municípios pernambucanos. Vinte e seis cidades já estão em situação de epidemia por causa da alta incidência da doença. Outras 74 localidades estão em situação de alerta.

Os 26 municípios epidêmicos em Pernambuco são Recife, São José do Egito, Pedra, Itapetim, Venturosa,Sanharó, Goiana, Condado, Arq.Fernando de Noronha, Iguaraci,Surubim, Itaquitinga, São Bento do Una, Belo Jardim, Calumbi, Betânia,Toritama, Buenos Aires, Iati, Lagoa do Carro, Limoeiro, Manari,Vertentes, Santa Cruz do Capibaribe,Vitória de Santo Antão e Ingazeira.

O LIRAa identifica os locais onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue e os principais tipos de recipientes com água parada, que servem de criadouros. "O índice é considerado satisfatório quando há menos de 1% dos imóveis visitados com larvas do mosquito; alerta quando há larvas de 1% a menos de 3,9% das casas; e risco de surto a partir de 3,9% das residências pesquisadas com a presença de larvas do Aedes aegypti", diz o comunicado.

O balanço da SES também destaca que foram notificados 24 casos de dengue grave em 2015, com 15 confirmações. "Onze óbitos suspeitos foram notificados, estando os mesmos em investigação. No mesmo período de 2014 houve a notificação de 22 óbitos suspeitos, sendo 18 confirmados", detalha a nota do governo estadual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suspeito de duplo homicídio em Betânia-PE é preso em Floresta-PE

Hoje (18) de setembro, dando continuidade a Operação Anjo da Guarda, policiais da 1ª CIPM, 2ªseção, ROCAM,  GATI, Operação Poligano e Reflorestar. Cumpriram um mandado de prisão em desfavor de "Manoel Messias de Menezes", vulgo "Messias". O mesmo responde por um duplo homicídio na cidade de Betânia-PE, e é suspeito do assassinato de "Naldo Barraca" na cidade de Floresta-PE. Com o mesmo foram apreendidos (02) dois revolveres cal.38, (01) colete balístico, (01) uma espingarda cal. 12, (02) celulares e a quantia de 900,00(novecentos reais). Todo material juntamente com o imputado, foram encaminhados a delegacia de Floresta-PE, para serem tomadas as medidas cabíveis. Fonte: 1ª CIPM/O Povo com a Notícia 

Técnica de enfermagem é a primeira vacinada contra o Covid-19 em Betânia-PE

 Foi em meio a muita emoção e alegria que os profissionais da saúde receberam a vacina, nesta manhã de terça feira(19/01), a primeira vacina foi realizada na técnica de enfermagem, Maria do Carmo Cabral(Ninha), a qual trabalha nos leitos de retaguarda do covid-19 na Unidade Mista de Betânia. "Não sinto nada de anormal, apenas bem e aliviada" disse a técnica. A primeira fase abrange os profissionais de saúde que atuam diretamente na linha de frente do Covid-19. A Secretaria de Saúde pede a população a compreensão de todos no aguardo das demais fases conforme o protocolo do ministério da saúde e que todo público será imunizado de acordo com as fases estabelecidas.

Covid-19: Betânia registra terceiro óbito

  A Prefeitura de Betânia, através da Secretaria de Saúde, informa a população de Betânia que registramos mais 1 óbito por coronavírus. O paciente era morador da Vila São Caetano, tinha 89 anos, hipertenso, sequelado de acidente vascular encefalico, teria sido transferido para internamento em outro município, onde ocorreu o óbito. Informamos também a notificação de mais 6 casos suspeitos e 4 suspeitos descartados. A cidade contabiliza 192 casos confirmados, sendo: 4 isolamento domiciliar; 1 internamento; 3 óbitos; 184 casos recuperados. 8 casos suspeitos e 674 casos descartados.  Já o número de monitoramento domiciliar com  40 pessoas e 488 concluíram o monitoramento. Lembramos mais uma vez que esse número é referente a pessoas que vieram de outros municípios/estados (viajantes); pessoas sem sintomas e/ou que tiveram contato com viajantes ou casos confirmados, por orientação e prevenção devem permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias, sendo acompanhados pela Vigilân...