Pular para o conteúdo principal

Governo boicota debate sobre o Pacto pela Vida

O Governo do Estado de Pernambuco boicotou, mais uma vez, o debate sobre o Pacto pela Vida, na manhã desta segunda (30), durante reunião pública promovida pela Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Apesar dos números alarmantes de homicídios e do convite enviado há cerca de quinze dias, a Secretaria de Defesa Social não enviou representante para o encontro, se limitando a comunicar a impossibilidade de comparecimento do secretário Alessandro Carvalho, por ofício, 15 minutos antes do início da reunião.
Oposição
Para o deputado Silvio Costa Filho (PTB), líder da Bancada de Oposição, a postura é um completo desrespeito com o Poder Legislativo, com a sociedade civil e com a população. “Desde o início do ano estamos denunciando o crescimento desses números (de homicídios), mas o Governo vem evitando qualquer discussão. Estamos ainda em novembro, e já registramos 3.444 casos de assassinatos, mais do que em todo o ano passado. Nos últimos dois anos, os números da violência só fizeram aumentar”, declarou o parlamentar.
De acordo com o presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe), Francisco Rodrigues, atualmente a única coisa que interessa à SDS são as metas das planilhas do Governo. “Essas metas estão sendo cumpridas com a prisão de vendedor de CD pirata, enquanto infelizmente morrem mais de 300 pessoas por mês em Pernambuco, mais que qualquer atentado terrorista na Europa”, destacou.
Representando praças, cabos e soldados da Polícia Militar, o presidente da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE), Alberisson Carlos da Silva, afirmou que a PM pernambucana é a terceira corporação mais mal paga do País, além de mal equipada também. “Há três anos o Estado não fornece fardamento para os policiais, a infraestrutura nos quarteis é precária e as viaturas estão sucateadas”, relatou.
Segundo o deputado Romário Dias (PTB), o Estado vive hoje um verdadeiro caos na área de segurança. “O Governo finge que dá condições às polícias, as polícias fingem que protegem o cidadão e a população finge acreditar que o Estado lhe garante segurança”, criticou.
Representando o Ministério Público de Pernambuco, o promotor Fernando Barros reforçou a necessidade de participação de todos no debate sobre a segurança. “O Pacto pela Vida não é uma questão de Governo ou de Oposição, é uma questão de toda a sociedade pernambucana”, destacou.
Para Edilson Silva (Psol), a ausência do Governo é um desrespeito completo ao Poder Legislativo, assim como a toda a sociedade. “Esse ato de hoje se soma a outro momento, quando o Governo se recusou a participar de uma mesa de diálogo na Comissão de Cidadania, após acordo fechado nessa casa com a participação do líder do Governo”, lembrou.
“É um descaso com a população. É um governo que não respeita ninguém, nem o Poder Legislativo nem a sociedade pernambucana. Precisamos ter uma posição firme com esse Governo”, defendeu o deputado Júlio Cavalcanti (PTB).
O deputado Ossesio Silva (PRB), lamentou a ausência do Governo do encontro. “Há um ditado popular que diz: quem não deve não teme. Por que fugir desse debate num momento como esse. O que queremos é que o Governo faça o que prometeu na campanha”, destacou.
O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) foi representado pelo seu secretário-geral, Douglas Lemos, que destacou o caos da segurança pública. “Da forma como estamos, caminhamos para o colapso. O ano de 2015 revelou a falência da segurança pública e o silêncio do Governo, nesse momento, é uma verdadeira confissão de culpa”, afirmou.
O deputado Augusto César (PTB) lembrou o desaparelhamento das polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros. “Para que possam dar segurança à população, é preciso que os policiais tenham também segurança. Afinal, todos têm família esperando em casa”, destacou o parlamentar, lembrando que apresentou projeto de lei para obrigar que todas as viaturas policiais sejam blindadas.
Ao final do encontro, o deputado Silvio Costa Filho destacou que vai apresentar novo requerimento para que o secretário de Defesa Social seja obrigado a comparecer à Alepe. “Em abril, o secretário esteve na Alepe para apresentar os planos do combate à violência. Passados oito meses e os números não param de aumentar. Se nada for feito, fecharemos o ano na casa de 4 mil homicídios e vamos recuar seis anos no combate à violência, voltando aos números de 2009”, reforçou

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia da Bahia veio para Floresta-PE levar preso assassino do jovem Bernardo Souza

 Na tarde de hoje por volta das 15:00 (02) de novembro, a policia militar do estado da Bahia veio recolher um dos acusados de assassinar o jovem  Paulo Bernardo Gomes de Souza, 23 anos. O acusado  Caio Euclides de Sá , 25 anos,  é policial militar do estado da Bahia e trabalhava em Juazeiro-BA. Caio Euclides de Sá O outro acusado do assassinato,  Willian Pereira da Silva , 24 anos , será levado para o presídio de Salgueiro-PE. Willian Pereira da Silva Fonte: O Povo com a Notícia

Homicídio em São Caetano de Betânia

Na noite deste sábado (27), por volta das 18h30, um homem foi assassinado por disparos de arma de fogo, na Av. Diomedes Rodrigues de Queiroz, no distrito de São Caetano, município de Betânia, Sertão do Moxotó.                                           Segundo populares, a vítima, identificada como sendo José Francelino da Silva, 52 anos, ex-presidiário, foi alvejada por vários disparos de arma de fogo, efetuado por dois elementos, não identificados, em uma motocicleta de características não anotadas, os quais se aproximaram da vítima e cometeram o crime, se ecvadindo em seguida, tomando destino ignorado.

Armamentos apreendidos e assaltantes mortos em Parnamirim-PE em assalto á banco em Granito-PE

Na tarde desta quinta-feira, 07 de novembro, oito homens acusados de roubar a Agência do Bradesco na Cidade de Granito, foram interceptados pela polícia entre os Povoados da Quixaba e Barro, município de Parnamirim-PE. Houve troca de tiros e seis dos oito assaltantes foram baleados, dois morreram no local  ( Jenequine – Cabrobó e Jorge Luis Alves Gomes – Bodocó ), dois faleceram no hospital de Parnamirim-PE (  Josivan Santos Ferreira Camaçari-BA e o outro não  identificado ) e dois foram encaminhados para o hospital de Ouricuri ( Alan Gomes da Silva e  Ivanildo Alves da Silva ). Os dois criminosos restantes, se entregaram e prestam depoimento na Delegacia ( Felipe Bernardes Andrade e o outro não identificado ). A Polícia Militar, a Força Tática GATE, ROCAM e a CIOSAC, pegaram os criminosos com cerca de cem mil reais, várias armas, munição e celulares.                       ...