Pular para o conteúdo principal

Prefeito e vice de Betânia participaram da Assembléia para a escolha do novo presidente do CIMPAJEÚ

 Os prefeitos do municipio do Pajeú e ainda; Sertânia, Custódia e Betânia, participaram na manhã desta sexta feira da Assembléia para a escolha do novo presidente do Consórcio de Prefeitos do Pajeú - Cimpajeú, que aconteceu na sede do Consórcio na cidade de Afogados da Ingazeira.
Duas chapas foram registradas; a 1 que apontou o prefeito de Flores Marconi Santana como presidente, Sávio Torres de Tuparetama como vice e João Batista Rodrigues, de Triunfo como Secretário. 

A chapa 2 tinha como candidato o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira como candidato a presidente, Sebastião Dias, prefeito de Tabira como vice e Vaninho de Danda, prefeito de Santa Terezinha como Secretário.
 Articulado pelo prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares (PSB), a chapa 2 que não conseguira votos suficientes para ganhar a eleição, acabaram retirando a candidatura e ainda se abstiveram em votar no prefeito de Flores, que mesmo assim venceu a eleição com 12 votos favoráveis. Ao retirar a candidatura da chapa 2, os candidatos e prefeitos que tinham aderido a referida chapa evacuaram-se do prédio, deixando apenas os candidatos da chapa 1 e seus aliados.

 Seguiram Ângelo Ferreira e Evandro Valadares, os prefeitos de; Brejinho, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha e Tabira.
Elegeram Marconi Santana, os prefeitos; Mário da Caixa (Betânia), Sandra de Cássia (Calumbi), Anchieta Patriota (Carnaiba), Emanuel Fernandes (Custódia), José Torres, o Zeinha (Iguaracy), Lino Morais (Ingazeira), Tássio Bezerra (Santa Crus da Baixa Verde), Luciano Duque de Godoi (Serra Talhada), Djalma da Padaria (Solidão), João Batista Rodrigues (Triunfo), Domingos Sávio Tores (Tuparetama), além do próprio Marconi Santana (Flores), que teve o acompanhamento do vice prefeito de Afogados da Ingazeira Alessandro Palmeira.

 O Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – CIMPAJEÚ é formado por dezessete municípios entes da federação, para a realização de objetivos de interesse comum, em qualquer área. O CIMPAJEÙ foi criado no intuito de discutir formas de promover o desenvolvimento regional, gerir o tratamento de Resíduos Sólidos, água e esgoto da região, gerir de forma indireta a Educação e a saúde e a manutenção e conservação de estradas estaduais dos seus municípios consorciados em busca, sobretudo, de estimular a qualidade dos serviços públicos prestados à população.
 Um dos objetivos é viabilizar a gestão pública nos espaços urbanos e rurais, em que a solução de problemas comuns só pode se dar por meio de políticas e ações conjuntas permitindo que pequenos municípios ajam em parceria e, com o ganho de escala, melhorem a capacidade técnica, gerencial e financeira melhorando a prestação de serviços públicos.

        São amplas as possibilidades de atuação conjunta dos municípios através do consórcio, desde pequenas ações pontuais a programas de longo prazo e intensa influência sobre o destino dos municípios.

 Os exemplos dos Consórcios Públicos no nosso País representam o melhor exemplo das lentas, porém importantes, mudanças em curso no nível das gestões regional e local. As razões para a sua estruturação são de diversas ordens. Uma primeira corresponde ao desafio com que se deparam os governos locais, diante das necessidades de municipalização das políticas públicas, dadas as suas carências de capacidade instalada, de recursos financeiros e humanos. Um segundo fator a impulsionar o consórcio consiste na possibilidade que este mecanismo oferece de resolução de problemas e de implementação de ações de interesse comum, garantindo respostas eficientes a problemas de capacitação de recursos humanos, ao planejamento de ações em âmbito regional, articulando esforços e formas de pressão junto aos órgãos de governo em nível estadual e federal.

Fonte: Cauê Rodrigues 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suspeito de duplo homicídio em Betânia-PE é preso em Floresta-PE

Hoje (18) de setembro, dando continuidade a Operação Anjo da Guarda, policiais da 1ª CIPM, 2ªseção, ROCAM,  GATI, Operação Poligano e Reflorestar. Cumpriram um mandado de prisão em desfavor de "Manoel Messias de Menezes", vulgo "Messias". O mesmo responde por um duplo homicídio na cidade de Betânia-PE, e é suspeito do assassinato de "Naldo Barraca" na cidade de Floresta-PE. Com o mesmo foram apreendidos (02) dois revolveres cal.38, (01) colete balístico, (01) uma espingarda cal. 12, (02) celulares e a quantia de 900,00(novecentos reais). Todo material juntamente com o imputado, foram encaminhados a delegacia de Floresta-PE, para serem tomadas as medidas cabíveis. Fonte: 1ª CIPM/O Povo com a Notícia 

Técnica de enfermagem é a primeira vacinada contra o Covid-19 em Betânia-PE

 Foi em meio a muita emoção e alegria que os profissionais da saúde receberam a vacina, nesta manhã de terça feira(19/01), a primeira vacina foi realizada na técnica de enfermagem, Maria do Carmo Cabral(Ninha), a qual trabalha nos leitos de retaguarda do covid-19 na Unidade Mista de Betânia. "Não sinto nada de anormal, apenas bem e aliviada" disse a técnica. A primeira fase abrange os profissionais de saúde que atuam diretamente na linha de frente do Covid-19. A Secretaria de Saúde pede a população a compreensão de todos no aguardo das demais fases conforme o protocolo do ministério da saúde e que todo público será imunizado de acordo com as fases estabelecidas.

Covid-19: Betânia registra terceiro óbito

  A Prefeitura de Betânia, através da Secretaria de Saúde, informa a população de Betânia que registramos mais 1 óbito por coronavírus. O paciente era morador da Vila São Caetano, tinha 89 anos, hipertenso, sequelado de acidente vascular encefalico, teria sido transferido para internamento em outro município, onde ocorreu o óbito. Informamos também a notificação de mais 6 casos suspeitos e 4 suspeitos descartados. A cidade contabiliza 192 casos confirmados, sendo: 4 isolamento domiciliar; 1 internamento; 3 óbitos; 184 casos recuperados. 8 casos suspeitos e 674 casos descartados.  Já o número de monitoramento domiciliar com  40 pessoas e 488 concluíram o monitoramento. Lembramos mais uma vez que esse número é referente a pessoas que vieram de outros municípios/estados (viajantes); pessoas sem sintomas e/ou que tiveram contato com viajantes ou casos confirmados, por orientação e prevenção devem permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias, sendo acompanhados pela Vigilân...