Pular para o conteúdo principal

Prefeito e vice de Betânia participaram da Assembléia para a escolha do novo presidente do CIMPAJEÚ

 Os prefeitos do municipio do Pajeú e ainda; Sertânia, Custódia e Betânia, participaram na manhã desta sexta feira da Assembléia para a escolha do novo presidente do Consórcio de Prefeitos do Pajeú - Cimpajeú, que aconteceu na sede do Consórcio na cidade de Afogados da Ingazeira.
Duas chapas foram registradas; a 1 que apontou o prefeito de Flores Marconi Santana como presidente, Sávio Torres de Tuparetama como vice e João Batista Rodrigues, de Triunfo como Secretário. 

A chapa 2 tinha como candidato o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira como candidato a presidente, Sebastião Dias, prefeito de Tabira como vice e Vaninho de Danda, prefeito de Santa Terezinha como Secretário.
 Articulado pelo prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares (PSB), a chapa 2 que não conseguira votos suficientes para ganhar a eleição, acabaram retirando a candidatura e ainda se abstiveram em votar no prefeito de Flores, que mesmo assim venceu a eleição com 12 votos favoráveis. Ao retirar a candidatura da chapa 2, os candidatos e prefeitos que tinham aderido a referida chapa evacuaram-se do prédio, deixando apenas os candidatos da chapa 1 e seus aliados.

 Seguiram Ângelo Ferreira e Evandro Valadares, os prefeitos de; Brejinho, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha e Tabira.
Elegeram Marconi Santana, os prefeitos; Mário da Caixa (Betânia), Sandra de Cássia (Calumbi), Anchieta Patriota (Carnaiba), Emanuel Fernandes (Custódia), José Torres, o Zeinha (Iguaracy), Lino Morais (Ingazeira), Tássio Bezerra (Santa Crus da Baixa Verde), Luciano Duque de Godoi (Serra Talhada), Djalma da Padaria (Solidão), João Batista Rodrigues (Triunfo), Domingos Sávio Tores (Tuparetama), além do próprio Marconi Santana (Flores), que teve o acompanhamento do vice prefeito de Afogados da Ingazeira Alessandro Palmeira.

 O Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – CIMPAJEÚ é formado por dezessete municípios entes da federação, para a realização de objetivos de interesse comum, em qualquer área. O CIMPAJEÙ foi criado no intuito de discutir formas de promover o desenvolvimento regional, gerir o tratamento de Resíduos Sólidos, água e esgoto da região, gerir de forma indireta a Educação e a saúde e a manutenção e conservação de estradas estaduais dos seus municípios consorciados em busca, sobretudo, de estimular a qualidade dos serviços públicos prestados à população.
 Um dos objetivos é viabilizar a gestão pública nos espaços urbanos e rurais, em que a solução de problemas comuns só pode se dar por meio de políticas e ações conjuntas permitindo que pequenos municípios ajam em parceria e, com o ganho de escala, melhorem a capacidade técnica, gerencial e financeira melhorando a prestação de serviços públicos.

        São amplas as possibilidades de atuação conjunta dos municípios através do consórcio, desde pequenas ações pontuais a programas de longo prazo e intensa influência sobre o destino dos municípios.

 Os exemplos dos Consórcios Públicos no nosso País representam o melhor exemplo das lentas, porém importantes, mudanças em curso no nível das gestões regional e local. As razões para a sua estruturação são de diversas ordens. Uma primeira corresponde ao desafio com que se deparam os governos locais, diante das necessidades de municipalização das políticas públicas, dadas as suas carências de capacidade instalada, de recursos financeiros e humanos. Um segundo fator a impulsionar o consórcio consiste na possibilidade que este mecanismo oferece de resolução de problemas e de implementação de ações de interesse comum, garantindo respostas eficientes a problemas de capacitação de recursos humanos, ao planejamento de ações em âmbito regional, articulando esforços e formas de pressão junto aos órgãos de governo em nível estadual e federal.

Fonte: Cauê Rodrigues 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Armamentos apreendidos e assaltantes mortos em Parnamirim-PE em assalto á banco em Granito-PE

Na tarde desta quinta-feira, 07 de novembro, oito homens acusados de roubar a Agência do Bradesco na Cidade de Granito, foram interceptados pela polícia entre os Povoados da Quixaba e Barro, município de Parnamirim-PE. Houve troca de tiros e seis dos oito assaltantes foram baleados, dois morreram no local  ( Jenequine – Cabrobó e Jorge Luis Alves Gomes – Bodocó ), dois faleceram no hospital de Parnamirim-PE (  Josivan Santos Ferreira Camaçari-BA e o outro não  identificado ) e dois foram encaminhados para o hospital de Ouricuri ( Alan Gomes da Silva e  Ivanildo Alves da Silva ). Os dois criminosos restantes, se entregaram e prestam depoimento na Delegacia ( Felipe Bernardes Andrade e o outro não identificado ). A Polícia Militar, a Força Tática GATE, ROCAM e a CIOSAC, pegaram os criminosos com cerca de cem mil reais, várias armas, munição e celulares.                                                                       Imagens fortes:

Mulher é queimada em Sitio Dos Nunes

mulher encontrada queimada em Sitio dos Nunes ,foi encontrado proxímo ao posto de combustivel no terreno de dona Duzinha uma mulher toda queimada conhecida como Regina moradora de São Caetano de Betania. Uma mulher brutalmente assassinada no Sitio Calumbi, BR 232, Sitio dos Nunes, Flores – PE por um pastor de gado, por volta das 10h00 dessa terça-feira (14).  De acordo com a polícia, Regina Candida Alves, 27 anos, foi morta com um golpe de foice, disparos de armas de fogo e ainda foi levada até um terreno baldio, às margens da rodovia BR-232,na altura do Distrito de Sítio dos Nunes, onde teve seu corpo carbonizado. Populares informaram que a vítima estava em processo de separação de um homem conhecido por Dudu e que o mesmo residia próximo dali.    A polícia fez deslocamento até a residência de “Dudú” e verificaram que  ele estava no local, pois a porta estava aberta e havia uma motocicleta, um extrato bancário onde constava o nome de Cicero de Moura da Silva,

Cimpajeú elege nova Diretoria dia 25

  O Prefeito de Custódia e Presidente do Cimpajeú, Emmanuel Fernandes, o Manuca, está convocando a todos os prefeitos associados para a eleição da nova Diretoria para o biênio 2021-2022. Será na próxima segunda-feira, dia 25 de janeiro, a partir das 10h, na  sede do Cimpajeú, localizada na rua Luciano Barbosa de Araújo, nº75, bairro Manoela Valadares.  O edital da eleição está publicado no site do Consórcio,  https://www.cimpajeu.pe.gov.br/  . A presença de todos é fundamental, diz o Cimpajeú em nota. Manuca foi eleito em outubro de 2018 com Marconi Santana na vice e João Batista como Tesoureiro da entidade. Sua gestão foi marcada pela repatriação de três cidades que ficaram um tempo fora, São José do Egito, Itapetim e Brejinho e pelo início das tratativas para implantar o SAMU Regional. Dentre os cotados, o nome que surgiu com mais força foi o do prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, que já presidiu a AMUPE. Novos prefeitos, como Sandrinho Palmeira (Afogados) e Márcia Conrado (Serra