As comportas da barragem de Barra do Juá, reservatório que possui 71 milhões de metros cúbicos, teve seu conserto finalizado, hoje, pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, e já está em condição de receber água do canal do eixo leste da transposição.
Essa luta foi empreendida, ao longo de todo o primeiro semestre, pelo deputado Rodrigo Novaes, objeto de vários pronunciamentos e articulação, que chegou a realizar audiência pública em Floresta para tratar do assunto. A obra é o primeiro passo para que se consiga efetivar a perenização do riacho do Navio, favorecendo milhares de famílias na região. Ela dará início a um novo ciclo.
Busca-se também a liberação para a barragem de Poço da Cruz e no eixo norte para a barragem Nilo Coelho, em Terra Nova. Segundo Novaes, são "iniciativas como essas que dão sentido à obra da transposição no Sertão pernambucano. Sem isso, não tem sentido tanta espera pelo sonho da integração das bacias".
O deputado contou com o apoio do secretário de Agricultura, Nilton Mota, responsável pela obra. "Nilton foi sensível à situação. Sabe da importância dessa barragem para o pequeno produtor. Foi ágil. O povo todo se alegra e se enche de esperança", comemorou Rodrigo Novaes. Agora, sem empecilho técnico, o governador Paulo Câmara articula pela liberação da água da barragem do Muquém para Juá, que deve se dar nos próximos dias.
Comentários
Postar um comentário